Marketing de Oportunidade em tempos de Coronavírus

em

Texto por Daniel Santos e Luana Lima
Arte por Luiza Dantas

Desde os últimos meses, todos os países têm passado por um período preocupante e cheio de incertezas em relação ao futuro.

A crise do novo coronavírus, sua alta transmissibilidade e suas consequências na saúde física e mental da sociedade alarmam não só as autoridades, mas também os empreendedores.

Para minimizar a disseminação do vírus, órgãos de saúde mundiais recomendaram evitar ao máximo a circulação de pessoas. 

Com exceção dos serviços essenciais, o comércio foi afetado,  já que fechou suas portas durante tempo indeterminado, o que pode implicar em danos financeiros e demissão em massa.

Por outro lado, empresas ao redor do mundo estão tentando se adaptar com bastante inovação, criatividade e estratégias à situação. Isso está sendo feito a partir da grande heroína dos negócios em tempos de crise: a comunicação digital. 

Tornar empresas capazes de passar por situações como essa e ainda usar o contexto a seu favor é o que chamamos de Marketing de Oportunidade.

Mas o que isso quer dizer?

Mercado Livre, Nike e LinkedIn são exemplos de empresas que conseguiram se adequar muito bem à nova realidade ao modificar o posicionamento da marca. Assim, chamaram atenção para os seus perfis nas mídias sociais, ao promover mudanças que conversam com o cenário atual, o que leva a maior engajamento e interação de seus seguidores. 

A maioria das empresas já percebeu a relevância do meio digital na hora de traçar estratégias de marketing, por isso aproveitam cada vez mais oportunidades como essa para promover repercussões positivas e fixar a marca no imaginário do público.

Logotipos de marcas mundiais alteradas devido à pandemia do novo coronavírus.
Fonte: Reprodução /Internet

Para além de transformações na identidade visual, existem ótimas táticas que garantem maior fidelização do público e associações positivas às marcas. A prolongação do programa Big Brother Brasil 20, realizada pela Globo, e as lives musicais, produzidas por diversos artistas nos últimos dias, são bons exemplos de como favorecer a imagem do seu negócio.

Mas, cuidado!

Seja honesto com você mesmo e com sua empresa. Não haja por modismo, lembre-se de se manter fiel ao contexto. “Como assim?” Esteja atento para que a estratégia traçada faça sentido para sua realidade e seja coerente com a postura da sua marca. Vejamos, por exemplo, o caso do McDonald’s, que alterou seu logotipo na onda de outras empresas e gerou uma repercussão negativa na mídia.  A empresa não está agindo de forma coerente com a ação, não estão oferecendo licença médica paga durante a pandemia, por exemplo. Ou seja, possuem um posicionamento totalmente diferente da mensagem de precaução da logo.

Mudança de logotipo realizada pelo McDonald’s durante o período de distanciamento social.
Fonte: Reprodução /Internet

Ilustração da repercussão negativa frente a alteração visual da marca.
Fonte: Portal Publicitário /Instagram

Por isso, é importante estudar a fundo as melhores estratégias na comunicação, bem como contratar profissionais da área para garantir que o que esteja sendo executado terá maiores chances de ser ético e efetivo, além de trazer resultados positivos à marca.

3 dicas para começar a aplicar o Marketing de Oportunidade na sua empresa

  1. Acompanhe as atualidades

Esteja a par das principais notícias e assuntos do momento, tanto nos jornais, quanto na web, pois é a partir deles que você saberá como aproveitar o momento da melhor maneira.  

  1. Fale a língua do seu público

É muito importante saber a melhor maneira de se comunicar com seu público focal. Isto é, conheça quem são os consumidores, as dores, as gírias e os comportamentos. Procure produzir conteúdos direcionados e personalizados para alcançar seu objetivo de forma mais eficaz.

  1. Seja criativo

Lembre de explorar sua criatividade! Conteúdos originais tendem a ser mais atrativos e melhor recebidos pelo público. Processos criativos como “chuva de ideias” e design thinking (o qual já contamos um pouco sobre aqui no blog) podem ajudar a desenvolver a criação de artes e estratégias.

O Marketing de Oportunidade é a sua chance de captar clientes e  amenizar os prejuízos do seu negócio causados pela crise do novo coronavírus.

O que acha de fazermos isso juntos? 

A comunicação salva o seu negócio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s