Como usar o Facebook Business para investir nas suas mídias sociais?

em

Por: Lucas Vieira e Pedro Torres

O mundo nunca foi tão rápido, responsivo e conectado. A era da informação chegou com tanta velocidade e causou tanto impacto que foi necessário o ser humano se adequar a um modelo novo de socialização. Em meio a um mercado competitivo, além de ter um bom produto/serviço, agora é preciso também estar em constante evolução, manter-se conectado à novidades e saber como usar isso a seu favor.

Aqui vão alguns textos do blog que sugerimos a leitura:

E é daí que nasce a dúvida: Como fazer isso? Foi pensando na resposta para essa pergunta que o Facebook criou o Facebook Business Manager (em português, o Gerenciador de Negócios ou o Facebook para Empresas).

Bem-vindo(a) ao Business Manager!

Essa é uma plataforma do próprio Facebook para gerenciar negócios, páginas (sejam no Face ou no Insta), contas de anúncios, aplicativos e pessoas. Isso torna a organização das atividades do seu negócio muito mais prática, já que tudo que você precisa fica reunido em um só lugar. De modo geral, a ferramenta proporciona uma visão mais holística de tudo do seu perfil e da divisão de trabalho de cada grupo.

Além disso, essa plataforma  permite que você altere ou remova permissões de acesso. Ou seja, várias pessoas podem trabalhar nas vertentes do seu negócio sem que elas precisem ter a senha do administrador. Os funcionários  podem “logar” separadamente às contas de Facebook Ads e à página do Facebook, por exemplo. Isso se torna extremamente útil para quem precisa da ajuda de colaboradores – seja da empresa ou de uma agência contratada – para manter as atividades.

Como acessar?

Para criar uma conta no Gerenciador de Negócios, acesse a própria página do business. Lá, você deve informar sobre a categoria da sua empresa no mercado, definir quem serão os responsáveis por gerenciar a conta, preencher os dados comerciais e adequar o seu perfil à identidade visual da sua marca, se ela usufruir de uma. 

Dica de amigo:

Lembre-se que você pode ter vários negócios dentro de uma só conta, então não se limite a um nome quando for construir seu perfil de gerenciador.

Ferramentas de Metrificação

Após ter uma conta estruturada, é importante ter noção de qual é o retorno possível ao investir no Facebook Business. Muito mais do que aumentar o alcance da sua página, essa ferramenta pode fornecer informações valiosas para crescer ainda mais com o marketing digital. Ela também pode ajudar a segmentar seu público, algo que já comentamos sobre em: Quatro problemas que você pode evitar ao delimitar seu público-alvo.

Uma das grandes vantagens de anunciar na internet é que podemos calcular de forma precisa qual o retorno que nossas ações têm e como utilizar esses dados ao nosso favor. Ao se tratar de segmentação de público, inovação de interesses ou aquisição em eventos, os dados que podemos obter são verdadeiras minas de ouro – se utilizadas da forma correta. Essas informações servem para decifrar como estão interagindo com as publicações e, principalmente, onde parar, continuar, ou aumentar o orçamento. 

Com o Facebook Business, você tem acesso ao Analytics, o canal de metrificação da rede do Facebook. Lá, terão diversos gráficos sobre a sua atividade, os seus seguidores ativos, retenção, detalhamentos e percentis. Definitivamente, vale a pena conferir.

Dica de amigo: 

Sempre analise os dados toda semana. Escolha um dia e repita essa ação constantemente. Crie uma planilha para anotar aqueles que julgar mais importantes. Assim, você criará o hábito de sempre se manter atualizado quanto ao andar do seu negócio, o que pode ter um impacto direto na próxima decisão!

Anúncios digitais? 

Agora que você entende mais sobre o que está alcançando, por que não impulsionar seu negócio com anúncios digitais? Os feeds do Instagram e Facebook são como campos de batalha para quem quer fazer uma empresa aparecer. Por conta de diversas variáveis presentes nas plataformas, eles trabalham com o tempo e o interesse que as pessoas têm sobre o seu perfil e as suas publicações. Ou seja, anúncios, quando bem feitos, podem ser de extrema ajuda para garantir seu espaço.

Para começar, é preciso fazer todo o estudo das métricas. Ao realizar essa avaliação, você tem um mapeamento muito mais preciso de quais são os conteúdos certos para dar valor e os que mais engajam o seu público. Ou seja, quais você deve dar mais atenção na hora de selecionar para impulsionar nas suas redes. 

Em termos  de divisão de orçamento na hora de impulsionar, há muitas variáveis em volta desse tema. Pois, englobam o objetivo da empresa com aquela campanha, as perspectivas de crescimento e os gastos da empresa em marketing digital ao longo do ano. Além de outros custos que podem envolver na montagem de anúncios, como gestores de tráfego e diretores de arte. De modo geral, o recomendado é começar devagar. Invista 100 reais e veja o que consegue alcançar com isso. Divida seu orçamento em algumas campanhas, estipule datas de término e seja estratégico. Acima disso tudo, desafie-se constantemente e tente manter uma otimização regular! Assim, você irá garantir sempre o melhor custo-benefício de suas campanhas.

Facebook for creators

O Facebook for creators (Facebook para criadores) é um instrumento criado justamente para o público que produz qualquer tipo de conteúdo visual. Com sessões como “Desperte sua criatividade”, “Conecte-se” e “Obtenha recompensas”, a plataforma é um espaço de aprendizado. Por meio de vídeos e textos no seu blog, essa ferramenta promete capacitar qualquer criador de conteúdo para entender melhor o seu negócio e aprender a ganhar mais dinheiro com ele. 

Uma de suas utilidades mais legais é o Estúdio de Criação, onde você pode gerenciar, publicar (até mesmo agendar) e manter uma monetização, seja no Instagram ou Facebook. Tudo em um só local.

Vale a pena conferir!

Cronograma

Beleza, sabemos da importância do Facebook Business para dar um salto na sua empresa em relação ao marketing nas redes sociais, mas nada pode ter um retorno realmente efetivo sem um planejamento prévio. 

Para isso, é necessário um estudo do público que vai receber esses anúncios e posts, um estudo de qual vai ser os objetivos traçados e, principalmente, um cronograma de como e quais anúncios englobarão essa campanha. 

O cronograma serve como um calendário de conta. Lá, você deve planejar suas ações com dias e horários estratégicos (não esqueça de olhar o Analytics na hora de construir seu cronograma de conta). Aqui vão alguns exemplos de como você pode organizar as suas estratégias da melhor forma: 

Ou seja…

Em suma, você aprendeu que são inúmeras as possibilidades ao investir no Instagram e no Facebook, através da simples análise e do uso de ferramentas que a plataforma nos disponibiliza. Saber utilizar o Facebook Business cada vez mais se aproxima de uma obrigação no mundo do marketing digital, se você ou sua empresa pensam em se destacar no mercado.

Quer saber melhor como criar conteúdos de destaque nas redes sociais e atrair clientes através do Gerenciador de Negócios? A Facto pode te ajudar nisso! 

 

Clique aqui para entrar em contato conosco!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s