Adiós, passaporte! Welcome, Mobilidade Acadêmica!

em

Depois de passar no tão temido vestibular, você finalmente entra na faculdade. O tempo passa, e a realidade do mercado começa a bater à porta. Enquanto isso, sua mãe não para de te mandar fazer inúmeros concursos. Ao pensar em outras maneiras de construir sua carreira, a palavra “intercâmbio” vem logo à mente, mas as agências de viagem e a sua conta vazia não parecem falar a mesma língua. Tenso, não é?

Muita calma nessa hora, que nem tudo está perdido!

Já ouviu falar em Mobilidade Acadêmica? Em abril de 2003, universidades e outras instituições federais de ensino superior do Brasil se uniram para elaborar o Programa de Mobilidade Acadêmica. Com ele, o estudante matriculado em uma universidade participante do programa pode passar até um ano e meio em outra instituição federal também registrada. Diz se não é uma ótima oportunidade?

Para se inscrever no processo, o universitário precisa ter realizado, pelo menos, 20% do seu curso e ter, no máximo, duas reprovações nos dois semestres anteriores ao pedido de mobilidade. Se você tem essas características, aqui estão alguns destinos para pensar.

Aos amantes do pão de queijo e das igrejinhas históricas, Belo Horizonte é o destino perfeito. A capital sedia a Universidade Federal de Minas Gerais, 4ª  melhor universidade brasileira segundo o Ranking Universitário Folha 2016. A instituição é, ainda, a primeira colocada do ranking no quesito “Ensino”. Caso o fim de semana caseiro não te agrade, BH conta com uma série de bares e restaurantes, além de maravilhosas praças históricas – como a Praça da Liberdade.

O frio de até 3ºC é o cenário do segundo destino: Porto Alegre. Além de ter gaúchos com sotaque único, a cidade possui – de acordo com o Ranking da Folha – a melhor faculdade do Sul do Brasil, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na fronteira do estado com a Argentina e com o Paraguai, você pode conhecer idiomas como o Portunhol Riverense, presentes em regiões fronteiriças do nosso país. Nos meses de junho e julho, você pode tentar, ainda, descolar a foto perfeita na neve. Por que não topar a viagem?

Se praias e verões escaldantes fazem mais o seu estilo, Fortaleza tem a faculdade certa para você. A Universidade Federal do Ceará é a melhor instituição de ensino superior do Nordeste no Ranking da Folha. Caso o destino for o escolhido, pode preparar o protetor solar e as roupas de banho. Praias como Águas Belas e Praia do Futuro são ótimas para conseguir um bronzeado. Se o seu amor pelo mar for tão grande assim, já junta aquele dinheiro para conhecer Jericoacoara, uma das praias mais bonitas do Brasil!

Por fim, no Sudeste, o Rio de Janeiro oferece uma das melhores escolhas. A Universidade Federal do Rio de Janeiro ocupou o 1º lugar no Ranking geral da Folha, com destaque para o ensino,  a pesquisa e o preparo dos estudantes para o mercado. Quanto ao turismo, além de contar com os famosos Cristo Redentor e Pão de Açúcar, a capital possui o passeio de bondinho elétrico no bairro Santa Teresa e uma pequena construção asiática, a Vista Chinesa, que proporciona uma das visões mais lindas do estado.

Escolhida a instituição e com todos os pontos necessários em dia, basta esperar para saber se a universidade disponibiliza vagas no semestre de interesse, tanto para a mobilidade quanto para as matérias desejadas. No fim, você ainda vai economizar o dinheiro do passaporte!

Texto por Gabriel Bandeira
Arte por Gustavo Costa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s