Onde iremos parar? As incertezas sobre o futuro do Brasil

em

Impeachment, crise política, delações premiadas, Operação Lava Jato, empreiteiras. Entra presidente, sai presidente. Corrupção. Essas palavras e expressões rondam os ouvidos dos brasileiros todos os dias há meses. Em meio às confusões políticas e econômicas pelas quais o Brasil passa atualmente, está você, cidadão.

Perdida, a população encontra-se em meio a um campo de batalha. De um lado, a justiça. De outro, os corruptos. Os conflitos atuais certamente influenciarão no futuro da política brasileira. Em contrapartida, as consequências também são visíveis a curto prazo.

Os efeitos da crise afetam principalmente a economia do país. Em 2016, quando os problemas eclodiram, o FMI (Fundo Monetário Internacional) previu queda de 3,8% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Para 2017, a previsão foi de melhora: um avanço de 0,2%. Entretanto, os recentes escândalos políticos ligadas à Operação Lava Jato trazem consequências negativas à economia, segundo pesquisadores.

Em entrevista ao portal G1, o especialista em mercado financeiro Alexandre Wolwacz afirma: “Essa situação gera uma incerteza sobre a política econômica. Não sabemos se vamos continuar reduzindo as taxas de juros, se vamos respeitar a meta de inflação ou se vamos conseguir gerar empregos”.

Alejandro Werner, diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI, afirmou, após os últimos escândalos de corrupção, que o órgão fiscalizará a conjuntura atual do país para traçar um parâmetro econômico mais exato. Enquanto isso, a população sofre com as incertezas políticas e econômicas.

A previsão do FMI para a taxa de desemprego é de 20,7% no ano de 2017. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são 14 milhões de desempregados, índice que bateu o recorde no primeiro trimestre do ano (13,7%). A solução para muitos é investir em empregos alternativos sem carteira assinada, começar pequenos empreendimentos e cortar gastos: cada um se adapta do jeito que pode.

As impressões e palpites sobre o futuro do país dividem as opiniões dos brasileiros. Por mais complexa que seja, a situação provoca debates e estimula a discussão do assunto em meio à insegurança. E você? Qual é a sua opinião a respeito dos próximos períodos que o Brasil enfrentará?

Texto por Rebeca Borges
Arte por Camila Alves

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s