O valor das curtidas

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A quantidade média de internautas brasileiros em junho de 2015 foi de 117 milhões, o que equivale a 57,6% da população do país. Segundo o relatório Mídia Dados de 2016, apenas China, Índia e EUA ficam na frente do Brasil quanto ao acesso à web. A pesquisa mostra que grande parte dos usuários usa a internet para navegar nas redes sociais. Por causa do aumento de pessoas nas mídias e plataformas para estar em contato com amigos, páginas, fotos e vídeos, os empreendimentos não ignoraram os sites e os aplicativos que entraram em nossas vidas de forma tão intensa. Dessa forma, as empresas estão cada vez mais presentes em ferramentas como Facebook, Twitter e Instagram.

Hoje, as marcas se comunicam com o cliente de forma eficaz a partir das mídias sociais. A interatividade não para na visualização de um post, o usuário pode fazer comentários, curtir e compartilhar postagens. Por meio da difusão de conteúdo, empresas não só vendem mercadorias, mas demonstram o estilo de vida que elas trazem, o público-alvo, o que representam e a credibilidade em assuntos relacionados aos itens ou aos serviços. Quando uma entidade recorre às mídias sociais para se promover, tal ação faz parte do Marketing Digital do negócio.

De acordo com a empresa Facebook, em 2016, oito em cada dez brasileiros conectados possuem um perfil na rede social. Além de ser o site de relacionamento mais utilizado no Brasil e no mundo, a plataforma criada por Mark Zuckerberg ostenta 99 milhões de contas ativas brasileiras, sendo que 67% do público as acessa todos os dias. De acordo com as informações coletadas pelo blog Allan Peron, 70% dos usuários ativos conectam-se a pelo menos uma página de alguma empresa, o que resulta em 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários. Segundo profissionais de Marketing, o Facebook melhora em 80,8% a visibilidade e o reconhecimento do negócio. O site de relacionamento foi ao ar em fevereiro de 2004.

Já o Instagram, que pertence a empresa Facebook, possui mais de 500 milhões de usuários no mundo, 7% são brasileiros, o que corresponde a 35 milhões de indivíduos. Por dia, 300 milhões de pessoas navegam nessa rede social, e 95 milhões de fotos são publicadas, de acordo com a própria mídia, em um levantamento feito em 2016. Diariamente, no mundo, 4,2 bilhões de curtidas são distribuídas no Instagram, o qual estreou em outubro de 2010. No segundo semestre de 2016, a plataforma liberou a criação de perfis para estabelecimentos e possibilitou publicações patrocinadas. Por meio dessa ferramenta, o público consegue telefones, locais, e-mails e, além disso, mandar mensagens para empresas. Para a criação de um perfil de negócios, é necessário que o empreendimento tenha uma página no Facebook. De acordo com o Instagram, há mais de 500 mil anunciantes na mídia, e 60% dos usuários alegam que descobriram algum novo produto e serviço pela rede social. Um terço das histórias – publicações que somem em 24h – mais vistas são postadas por empresas.

O Twitter, lançado em março de 2006, chegou em 2017 à marca de 319 milhões de usuários ativos por mês. A rede alega que “os seguidores se sentem mais confiantes em relação a uma empresa quando a seguem, tuitam a respeito dela, retuitam seus tuítes e compram dela”. Ademais, segundo a plataforma, 69% dos internautas compraram algum produto de uma pequena ou média empresa, uma vez ou mais, por causa do Twitter. A mídia social também é vista como um tipo diferente de atendimento, já que o cliente consegue se comunicar com o negócio de forma rápida e fácil.

Essas três mídias são algumas das mais utilizadas no Brasil e no mundo. Assim, estabelecimentos tiveram que arquitetar uma comunicação com os clientes por meio das redes sociais. Por exemplo: uma das estratégias que os negócios realizam com frequência nas páginas é a de promoção de mercadorias. O Facebook, o Instagram e o Twitter são as plataformas com as quais a Facto mais trabalha. A nossa empresa de Comunicação gerencia o perfil do cliente e  ensina a manusear essas ferramentas. Dessa maneira, a Facto pretende otimizar e promover a comunicação da marca com o público-alvo.

Texto por Cristina Kos
Arte por Andreza Aragão

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