As cachoeiras da capital

em

Você provavelmente já escutou a frase que muitos brasilienses dizem: “Brasília seria perfeita se tivesse praia”. Mas já que não podemos nos contentar com a vida praiana, que tal aproveitarmos as lindas cachoeiras que esta cidade oferece? A seguir, você conhecerá algumas delas.

1- Saia Velha

É uma cachoeira situada dentro do clube Águas Correntes Park, mas tem paisagem natural.  Ótimo ambiente para aqueles que gostam de acampar, de curtir a água gelada e que são fascinados pela natureza. Para as pessoas interessadas em ir à Saia Velha, é necessário desembolsar 35 reais e fazer uma viagem por cerca de 35km de Brasília.  

2- Urubu

Um bom lugar para sair da rotina sem precisar ir muito longe. Uma das cachoeiras mais próximas da capital, a Urubu fica no Lago Norte e não tem taxa para entrar. O ambiente é ideal para famílias com crianças e bichinhos de estimação, pois a caminhada é tranquila e não demora mais que 15 minutos. Entretanto, requer um pouco mais de atenção quando se trata de segurança.

3- Poço Azul

É uma das cachoeiras mais populares do DF, situada em Brazlândia. Com águas verdes, o Poço Azul atrai muitos visitantes aos finais de semana. Há duas cascatas com poços: o de água rasa e outro mais profundo, ideais para banho. Além disso, é um lindo cenário para tirar fotografias e para apreciar a paisagem. O único problema do ponto turístico é o lixo que as pessoas jogam por lá. Por esse motivo, o Poço Azul ficou alguns meses interditado para que a vegetação não fosse ainda mais prejudicada. Hoje funciona normalmente e tem cobrança de visitação ao local.

4- Vale Perdido

Cachoeira recomendada para quem gosta de fazer trilhas curtas e, no final, aproveitar a água. São aproximadamente 40 minutos de caminhada até chegar ao Vale do Perdido, que não tem poços profundos. É cercado de rochas, as quais complementam a paisagem do local. Para visitar o Vale, basta se deslocar a Planaltina.

5- Tororó

Aos aventureiros, o Tororó é uma boa opção para a prática de rapel e para a caminhada em trilhas. É uma cachoeira com 18m de altura, ideal para se divertir dentro d´água, desfrutar da natureza e esquecer da rotina. O ponto turístico fica a 35km de Brasília, na região administrativa de Santa Maria. Não há taxa para usufruir do local, apenas o estacionamento é pago.

Agora é a hora de você se programar para conhecer cada cachoeira dessas. Aproveite que este ano tem muitos feriados e caia na estrada de Brasília!

Texto por Ingrid Ribeiro
Arte por Letícia Coury

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s