Você já conhece o Lolla?

em

É bem provável que você saiba que o Lollapalooza, carinhosamente apelidado de Lolla, é um festival de música. Já ao menos ouviu esse nome alguma vez por aí. Talvez tenha até participado do evento uma ou mais vezes para curtir e prestigiar sua banda preferida. Mas e a história dele, você conhece?

Antes de qualquer coisa: o que significa lollapalooza? A palavra é uma gíria norte-americana do século XIX, usada para caracterizar algo como extraordinário. Esse foi o nome escolhido para a turnê de despedida da banda do criador do evento, Perry Farrel, e acabou se tornando um festival de música alternativa.

Na edição do ano de 1994, uma das bandas mais esperadas era o Nirvana. Porém, a apresentação foi oficialmente cancelada no dia 7 de abril, com rumores de que o grupo ia se separar. Um dia depois, Kurt Cobain, o vocalista, foi encontrado morto em seu apartamento. Ele havia se suicidado no dia 5. A mulher de Kurt, Courtney Love, compareceu ao festival e homenageou o marido cantando em um dos palcos.

Entre 1991 e 1997, o evento, que acontecia apenas em cidades da América do Norte, aumentou a visibilidade de algumas bandas, com a proposta de apoiar e reunir vários artistas do rock alternativo, punk e heavy metal. Após as sete edições, ele foi encerrado. A Spin, uma revista de música dos Estados Unidos, comparou o fim do festival a um estado de coma para o rock alternativo, que perdia popularidade na época.

Anos depois, em 2003, uma tentativa de resgatar o Lolla foi posta em prática, sem bons resultados de público. No ano seguinte, o evento, cujo objetivo era de prosseguir em turnê, foi cancelado após dois dias de shows com baixa venda de ingressos. Os produtores não desistiram e, em 2005, na cidade de Chicago, uma edição que recebia mais artistas e possuía mais palcos que as anteriores permitiu que o festival recuperasse o sucesso.

Cinco anos depois do retorno do Lolla, com sucesso crescente, o evento se expandiu e chegou à América do Sul. Em 2011, o Chile teve a primeira edição e, um ano depois, o festival chegou ao Brasil, mais especificamente no Jockey Club de São Paulo. Na estreia brasileira, o festival recebeu bandas nacionais, como O Rappa e Racionais MC’s, e também estrangeiras, como Foo Fighters e Artic Monkeys.

O festival, que no Brasil ocorre sempre em São Paulo, normalmente possui quatro ou cinco palcos, e alguns shows acontecem simultaneamente. As bandas, sempre queridas, deixam o público com dificuldade para escolher qual show assistir, mesmo quando as atrações são de estilos bem variados.

Os fãs do evento e das bandas já estão correndo para garantir o ingresso do Lolla 2017. Serão 46 shows, divididos em dois dias. Dentre eles, os das bandas Metallica, The Weekend, Suricato e Haikaiss, e dos artistas Criolo, Vance Joy e Tove Lo. O Lollapalooza Brasil acontecerá nos dias 25 e 26 de março, e agora é fácil entender porque há tantas expectativas para o evento!

Texto por Camila Beatriz Lima
Arte por Giulia Marcelino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s