A invasão dos super-heróis

em

Você é fã de super-heróis ou conhece alguém que seja? Pois é, o sucesso desses filmes é indiscutível. As histórias fantasiosas, os efeitos especiais avançados e os atores escalados resultam em um alto faturamento para a indústria cinematográfica. Por enquanto, Capitão América: Guerra Civil é o longa-metragem de maior bilheteria nos Estados Unidos de 2016 e gerou por volta de US$ 1,1 bilhão à produtora Marvel. A obra cinematográfica custou 250 milhões de dólares, sendo o filme mais caro produzido pela Marvel. Assim, apesar do investimento ser realmente alto, o retorno financeiro é estrondoso.

O primeiro filme de super-heróis a ser valorizado foi o Superman. Lançado em 1978, a história do homem de aço ganhou indicações ao Globo de Ouro e impulsionou esse interesse mundial por humanos com poderes especiais. Com o tempo, a febre pelas adaptações de histórias em quadrinhos cresceu tanto que há vários lançamentos por ano. Sete filmes já estão agendados para estrear em 2016 e, para 2017, outros sete. As grandes produtoras são a Marvel, que pertence à Walt Disney Company, e a DC Comics, a qual faz parte da Time Warner Inc. – ambas já têm um calendário de filmes até 2020. Não há produções de outros gêneros cinematográficos confirmados para 2020.

No atual momento de avanço tecnológico e na sociedade consumista vigente, a influência dos super-heróis não está apenas no cinema. Os personagens estão estampados em roupas, produtos de decoração, materiais escolares e são os temas de diversos videogames e jogos. O público-alvo dessas mercadorias e dos filmes é, em maior parte, o geek. Porém, hoje atinge vários grupos distintos e de diversas idades. Faz parte da cultura pop, e não apenas da cultura nerd. É muito raro não conhecer ao menos uma pessoa que seja fã de super-heróis e que não tenha um produto deles.

O grande público, a tecnologia e o alto retorno financeiro trouxeram a oportunidade perfeita para as produtoras. A Marvel e a DC Comics estão adaptando histórias de vários personagens dos gibis. Há desde filmes mais famosos, como Batman, a filmes pouco conhecidos por quem não lê histórias em quadrinhos, como Guardiões da Galáxia. A década em que vivemos está marcada por diversos remakes e filmes de novos heróis. Durante um mês, aparece um turbilhão de notícias das novas produções, sobre quem serão os atores, qual vai ser a história e quando é a data de lançamento. Agora em outubro, o NetFlix vai disponibilizar a segunda temporada de The Flash. Você já está em dia com a primeira?

Texto por Cristina Kos
Arte por Raíssa Monnerat

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s