Cinema Nacional: Valorização e Crescimento

em

Quando o assunto é cinema todo mundo pensa em pipoca, refrigerante e diversão. Contudo, muito mais que entretenimento e lazer, a sétima arte é uma expressão artística que transmite cultura por meio das histórias que narra. Por ser um forte meio de comunicação de massa, o audiovisual é capaz de discutir ideias e de influenciar o pensamento e as atitudes dos espectadores.

Além disso, a produção cinematográfica é uma grande indústria que impacta fortemente a economia. Segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2015 foram registrados 172,9 milhões de espectadores nas salas de cinema do país. A renda gerada em bilheteria foi de R$ 2,35 bilhões.

O cinema brasileiro também tem crescido muito nos últimos anos. Segundo a produtora brasiliense, Daniela Marinho, “A produção de filmes no Brasil está em uma crescente bem poderosa. Os recursos que estão sendo implementados do fundo setorial foram aumentando cada vez mais desde 2012”, conta. A Ancine divulgou que em 2015, 22,5 milhões de espectadores prestigiaram filmes nacionais.

E não são apenas as grandes produções financiadas que estão ganhando espaço: os filmes independentes também estão. A Mostra do Filme Livre, por exemplo, exibiu esse ano cerca de 200 filmes produzidos por brasileiros nos cinemas do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No catálogo da 15ª edição da Mostra, o coordenador-geral, Guilherme Whitaker, comenta: “A cada ano, por meses, mostramos centenas de filmes para milhares de pessoas, também chegando a mais de 60 cidades via cineclubes e este ano, pela primeira vez, também em Niterói, no Cine Arte UFF”.

Já acabou o tempo em que o cinema brasileiro era pouco prestigiado. A produção está cada vez mais forte e a qualidade cinematográfica nacional está crescendo muito. E aí, já preparou a pipoca?

Arte por João Galvão

Texto por Geovanna Gravia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s