O corpo comunica?

em

Essa pergunta pode deixar dúvidas, mas o corpo comunica sim – isso é um fato. Você deve estar se perguntando: o quê? Quer dizer que o corpo fala? Exatamente! Para esclarecer o questionamento, leia um pouco sobre comunicação corporal.

Existem dois tipos de comunicação: a verbal e a não verbal. A verbal, como o nome diz, vem de verbo, ação. Logo, nesse modelo comunica-se por meio de palavras e sons. Já a não verbal é feita pelo corpo: envolve gestos, postura, roupas e até mesmo a entonação da voz. Contudo, fique atento! Uma não substitui a outra, elas são complementares; quando as duas formas estão alinhadas significa que uma comunicação clara e efetiva é transmitida.

Para entender um pouco mais sobre a comunicação do corpo, fica a pergunta: o que é linguagem corporal? É simplesmente tudo o que o corpo comunica sem utilizar a fala, desde roupas até gestos. Segundo Allan e Barbara Pease, autores do livro “Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal”, 93% da comunicação humana é feita por expressões faciais e movimentos do corpo.

O jeito que alguém anda, senta e age quando fala com outra pessoa são características capazes de mostrar a personalidade do indivíduo, assim como ele se sente em determinado momento. Agora, para desvendar a linguagem corporal aqui vão quatro passos básicos que, segundo Rafael Bitter, Diretor de Projetos da Domani – empresa júnior de Relações Internacionais da UnB – são necessários para fazer uma boa avaliação corporal.

Definir padrões é a primeira etapa: antes de avaliar observa-se as características comuns da pessoa, o que ela costuma fazer sempre. Verificar três ou mais gestos também é importante; é errado chegar a uma conclusão sem avaliar vários aspectos. Sempre devemos pensar no contexto no qual a pessoa está inserida antes de chegar a um resultado. Por exemplo: em uma entrevista de emprego é normal o indivíduo estar nervoso – consequentemente, ele irá suar.

Por último, é necessário perceber se os gestos concordam com a fala. Se a pessoa diz que está aberta a opiniões e, enquanto fala, realiza o gestos de corte com as mãos, ela está delimitando algo, ou seja, os movimentos dela não concordam com as palavras. Todas essas características tornam possível a avaliação corporal de um indivíduo.

Já que a linguagem corporal indica tanta coisa, será que podemos descobrir quando alguém está mentindo? A resposta é sim. Para isso, conheça a parte do corpo mais sincera. Pode não parecer, mas o pé é a mais verdadeira ele expressa o que você sente. Sabia que quando alguém não está gostando da conversa ou está com pressa os pés estarão apontados para a porta? Porém, quando for avaliar isso em alguém, lembre-se de antes ver se esse não era o padrão da pessoa. Já a parte do corpo mais traiçoeira são os olhos. As pessoas acreditam que eles são muito sinceros, por isso, normalmente os observam para descobrir se alguém está falando a verdade.

E aí, gostou de saber mais sobre linguagem corporal? Agora exercite a observação e desvende as pessoas ao seu redor!

Arte por Letícia Carvalho

Texto por Dayla Suênia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s