Como séries inspiram a vida e a carreira profissional dos jovens

em

 

Arte por João Galvão

Texto por Dayla Suênia

Você sabe o que é uma série? Série é o programa no qual pode-se narrar uma história, seja por meio de documentário ou ficção. Ela possui determinada quantidade de episódios que se completam em uma temporada. O episódio final conta com possibilidade de continuação – caso faça sucesso, a série pode ser renovada em uma próxima temporada.

Com os meios de comunicação cada vez mais voltados para o entretenimentoas séries têm recebido maior destaque na televisão e na web. Elas abordam diversos temas como: relacionamento, sexualidade, educação, fantasia e, até mesmo, profissões. O público é formado por jovens que acompanham com lealdade cada episódio e depois geram discussões e comentários em redes sociais. Entretanto, como essas séries realmente podem contribuir para a vida dos telespectadores?

O que muitos não sabem é que esses programas geram conhecimento e podem influenciar escolhas importantes na vida dos jovens, como a profissão. A partir de certos roteiros, o público passa a conhecer a rotina de trabalho dos personagens e as características dos profissionais que representam. Isso tudo gera interesse e pode inspirá-los em carreiras futuras.

A série Suits, por exemplo, engloba a área jurídica, expõe as profissões existentes e, assim, mostra o perfil do profissional de Direito. Essas características podem aumentar o interesse de quem assiste e gerar engajamento. Outra área bastante abordada é a policial. Existem muitas temporadas de CSI – Crime Scene Investigation (Investigação Criminal) em cidades diferentes. Isso faz com que muitos jovens se interessem por investigações, além de química e física – disciplinas que estudam na escola.

Mas não devemos esquecer da comunicação. Embora a quantidade de séries sobre o tema seja inferior às áreas jurídicas, médicas e policiais, elas existem. À exemplo disso, Mad Men demonstra a publicidade dos anos 60, enquanto The Newsroom fala do trabalho jornalístico e as dificuldades da profissão.

Contudo, existem programas que mostram de forma lúdica e perfeita alguns ambientes de trabalho. A série médica Grey’s Anatomy tem essa característica e transforma um procedimento complicado em algo comum – com grandes possibilidades de sucesso. Sobre a ressuscitação cardiopulmonar, Hélio Penna Guimarães, especialista em Urgências Clínicas e UTI Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), diz: “Em geral, por terem visto uma cena parecida e com resultados positivos, as pessoas nutrem altas expectativas de sucesso. Entretanto, na vida real, esse resultado dependerá de vários fatores como: idade, condições pessoais do paciente etc”.

Portanto, é importante que o público tenha senso crítico para filtrar o real e o fictício. Então, partiu? Vamos assistir às séries no tempo livre e aprender com elas também!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Achei interessantíssimo esse artigo! Séries, além de entreter, podem nos apresentar novos ambientes e até despertar um novo interesse em nossas vidas.
    Parabéns pelo excelente artigo! :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s