Viva o Dia da Nacional da Imprensa!

em

Hoje é o dia de comemorar o que move nosso trabalho: a imprensa.

Ao contrário do 1º de abril, nacionalmente conhecido por ser o dia da mentira, 1º de junho é o dia da verdade, da informação e do conhecimento que a imprensa nos proporciona.

Até o ano de 1999 o Dia Nacional da Imprensa no Brasil era comemorado em 10 de setembro. O início dacirculação do primeiro jornal publicado em terras brasileiras – a Gazeta do Rio de Janeiro – marcou essa data, embora a imprensa já tivesse nascido oficialmente em 13 de maio de 1808 com a criação da Imprensa Régia. A Gazeta era o periódico oficial controlado pelo governo de D. João VI e na época, a circulação e a impressão de qualquer outro tipo de jornal ou livros eram estritamente proibidos devido aos novos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade que estavam surgindo na Europa.

O que não se sabia era que três meses antes o chamado Correio Braziliense já circulava clandestinamente. Produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa, exilado em Londres, o jornal foi lançado dia 1º de junho de 1808. Sem a censura da Coroa Portuguesa, o periódico informava sobre os eventos ocorridos na Europa e simpatizava com os ideais que lá nasciam.

Assim, a data da celebração foi alterada para 1º de junho por meio da lei 9831/99, criada pelo o deputado Nelson Marchezan durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, que entrou em vigor em 2000. Contrária à ideia da imprensa como porta-voz de poder sem relação com a população, essa lei mostra a real faceta dela como defensora dos interesses populares e das liberdades políticas e individuais, reconhecendo a importância e o mérito do Correio Braziliense.

O jornal incialmente era uma brochura de 100 páginas, quase igual à um livro, e manteve esse formato até 1822. Ele reunia notícias internacionais e diversos assuntos de interesse da população brasileira. Hoje, 207 anos depois, o Correio se mantém atuante em versões impressa e online.

Viva os 15 anos de comemoração do 1º de junho! Viva à liberdade de imprensa! Viva o nosso jornal da capital!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s