A influência da Rede Globo

em

Arte por Wenderson Oliveira

Texto por Patrícia Carvalho

Com certeza você conhece a Rede Globo de Televisão; e provavelmente já ouviu alguém falar sobre “o poder da Globo”. Mas que poder é esse? Ele existe de fato? Como uma emissora pode influenciar seus concorrentes, outros veículos de comunicação e a sociedade brasileira? Para aprofundar nesse assunto, selecionamos um dos maiores produtos da televisão brasileira: a telenovela.

No assunto teledramaturgia a Rede Globo é referencia nacional e internacional. Grande parte da tão falada influência do canal vem da transmissão de histórias ficcionais. Atualmente, as novelas brasileiras têm reconhecimento acadêmico como objeto de estudo sobre a cultura e a sociedade contemporânea do Brasil.

Levantamentos de dados feitos no centro de documentação do Núcleo de Pesquisa de Telenovela, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo mostram um crescente interesse por novelas por meio de dissertações de mestrado e teses de doutorado.

A determinação de horário é um dos primeiros quesitos em que se pode observar essa relação. “O telespectador adquiriu o hábito de todo dia, numa determinada hora, assistir ao mesmo programa. O horário da novela é uma instituição da TV brasileira e costuma determinar a hora do jantar e até de dormir,” diz Maria Immacolata Vassalo de Lopes, professora Livre-Docente no Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP.

A especialista afirma que as classes populares têm o costume de dormir “depois da novela das oito”, que ainda é assim chamada apesar de ir ao ar às nove, de assistiram ao Jornal Nacional e de marcarem compromissos noturnos para “depois da novela”. Com o tempo a programação da Rede Globo acabou refletindo nas outras emissoras que adotaram mesmo padrão.

A lógica estipulada pela Globo de combinar noticia, drama, ficção e realidade tornou-se clássica. As produções de teledramaturgia da Rede Globo se contrapuseram ao estilo mexicano, também chamado de fantasioso. O estilo anterior se distanciava de comentários sociais e políticos e negava a presença do humor. As produções da emissora trouxeram um formato que buscava ser mais realista.

As telenovelas brasileiras são praticamente todas produzidas pela Rede Globo e, com exploração de temas contemporâneos, tornaram-se “um dos mais importantes e amplos espaços de problematização do Brasil, das intimidades privadas às políticas públicas”, afirma Maria Immaculata.

Questões como reforma agrária, especulação imobiliária, corrupção, racismo, doação de órgãos, inseminação artificial, destruição do meio ambiente, homofobia, violência ganharam as telas e através delas geraram grandes discussões acerca dos assuntos. Quando alguma temática chega à telenovela ela se mistura à trajetória dos personagens e recebem atenção de todo o Brasil. “A novela é tão vista quanto falada”, diz a especialista, “a força e a repercussão da novela mobilizam cotidianamente uma verdadeira rede de comunicação, através da qual se dá a circulação dos seus sentidos e provocam a discussão e a polêmica nacional”.

A relação da Rede Globo de Televisão com a sociedade e cultura brasileira é mais complexa do que parece e não se pode negar que ela exista. Não necessariamente isso pode ser traduzido como forma de manipulação ou algo negativo. O “poder da Rede Globo”, como muitos gostam de chamar, pode ser entendido como uma forte presença no cotidiano das pessoas. É o poder chamar atenção de milhões de brasileiros para alguns assuntos ou temas.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Anonima da Silva disse:

    Esperava mais do texto. o título criou muita expectativa que não foi correspondida. as perguntas do início do texto não foram todas respondidas com clareza. e essa logo da globo tá errada. tentativa falha de refazer a logo, era mais fácil ter copiado do google e pintado de preto (se é que já não tem lá na versão preta). quando olhei vi que tinha algo errado, que me incomodava. é que o retangulo transparente do meio é bem maior que isso, ele quase encosta no círculo.

    1. Facto disse:

      Olá, anônima! O texto usa a novela da Rede Globo para exemplificar a influência da emissora. No primeiro parágrafo, a autora levanta duas questões: qual é o poder da Rede Globo e como ele influencia a sociedade brasileira? O fator usado para destacar o poder da emissora foi o fato de o tema ter sido incorporado a estudos acadêmicos, e é a partir deles que a análise é feita.

      Segundo a autora, a Globo tem uma influência tão marcante na sociedade brasileira que chega a definir os horários da rotina da população. Além disso, influencia as novelas de outras emissoras ao criar um gênero novo, que mistura notícia, drama e ficção, em oposição ao mexicano fantasioso. A emissora também tem o poder de pautar discussões na sociedade ao levantar debates sobre temas como homofobia, câncer, racismo.

      Quanto ao símbolo da Globo utilizado na ilustração: ele foi adaptado para se adequar ao traço da imagem, a intenção não era ser uma representação fiel.

      Ficamos felizes em sanar as suas dúvidas. Estamos abertos a críticas, obrigado por comentar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s