O Mundo dos Vlogs

em

Por Larissa Matos

lol 2

A evolução tecnológica possibilita o surgimento frequente de novas formas de comunicação. Por meio da internet, é possível expor ideias, opiniões, preferências, além da opção de visitar uma infinidade de páginas dos mais diferentes conteúdos. Uma nova forma de se comunicar via web caiu no gosto não só dos brasileiros, mas de pessoas em todo o mundo: os videoblogs, mais conhecidos por vlogs. Pela estrutura similar, são considerados variações dos blogs, mas que utilizam vídeos como atração principal ao invés dos textos e imagens.

O primeiro vlog foi criado no ano 2000 pelo americano Adam Kontra. Em novembro de 2003, Thiago Fialho se tornou o primeiro brasileiro a criar conteúdos para um vlog, por meio do site Nós & Nóis. Em um primeiro momento, o portal foi disponibilizado em caráter experimental. O lançamento oficial ocorreu em setembro de 2004. Neste período, vários jornais como O Globo e Folha de S. Paulo publicaram as primeiras matérias sobre vlogs na imprensa brasileira.

Em fevereiro de 2005, foi lançado o site YouTube, que teve grande influência na popularização dos vlogs. A melhoria das condições tecnológicas, como a expansão da banda larga no país, por exemplo, também contribuiu para a popularização do videoblog. Em 2006, quando assistir vídeos na web já era hábito mundial, surgiram os primeiros vloggers de sucesso da internet brasileira. Mas, quem são os vloggers? São os produtores de vídeos e administradores de canais pessoais no YouTube.

YouTubePartner-480x330

Nos vídeos, os vloggers abordam assuntos variados: desde filmes, jogos e comportamento, à política, vida em sociedade e assuntos polêmicos. Os temas em debate são totalmente livres! Algumas edições com grande número de acessos e comentários tornam-se virais na internet. Com apenas uma câmera e um computador conectado à rede, é possível fazer o vídeo e postá-lo em uma conta, tornar-se um vlogger e obter sucesso, dependendo do quão inédito é o tema tratado e da criatividade usada para criar e editar os vídeos.

Entre os vloggers brasileiros mais populares no YouTube estão PC Siqueira, Felipe Neto e Kéfera Buchmann, dos canais maspoxavida, Não Faz Sentido e 5incoMinutos, respectivamente. Canais com assuntos fixos também são populares, como o de Alice Salazar, que posta vídeos sobre maquiagem em seu blog Espelho Meu.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. jailson disse:

    parabéns pela matéria, e curiosidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s