Jogo de Paixões

em

Por Gabriel Aragão

 “Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo!”

     Fiori Gigliotti, radialista e locutor esportivo brasileiro.

A paixão do brasileiro pelo futebol é conhecida internacionalmente. Paixão que é notável nas transmissões radiofônicas feitas por locutores esportivos. Através da narração, o radialista cria um espetáculo à parte: os jogos ultrapassam as quatro linhas do campo e chegam ao imaginário do torcedor fanático. Conforme a linguagem empregada, a locução excede a narrativa do jogo, ganha peso emocional e envolve o público.

No início das transmissões, não existiam comentaristas, repórteres de campo, dados matemáticos ou informes publicitários. O narrador era o único responsável por toda transmissão. Foi assim que Nicolau Tuma, em 1931, surpreendeu o público com a primeira locução integral de uma partida de futebol. Conhecido como “Speaker Metralhadora” (“Locutor Metralhadora”), o radialista entretinha os ouvintes com a capacidade de pronunciar até 150 palavras por minuto.

Nicolau Tuma
Nicolau Tuma

Aliando informações, frases de efeito, poesia e irreverência, outro grande nome nas transmissões de rádio foi Ary Barroso – compositor de Aquarela do Brasil. Diferente da maioria dos locutores, ele não era imparcial ao narrar os jogos. Fanático torcedor do Flamengo, Barroso não escondia a aflição quando uma jogada do adversário ameaçava o time rubro-negro. “É uma falta perigosíssima contra o Flamengo. Eu não quero nem ver!”, confessava o locutor. Ary Barroso também ficou conhecido por soprar uma gaita no momento do gol – tocava com muito mais entusiasmo quando o gol era do Flamengo, claro!

Ary Barroso
Ary Barroso

Ary Barroso e sua gaita na transmissão de um gol:

http://migre.me/fRPF9

Magia – palavra que melhor descreve o efeito da narração radiofônica sobre o torcedor. Desde o início das transmissões, a locução esportiva buscou despertar a fantasia dos ouvintes, proporcionar experiências para que desenvolvessem mentalmente os “lances” da partida.  Para facilitar o exercício de imaginação e entreter o público, ainda é comum que os locutores utilizem figuras de linguagem, como comparações e metáforas durante as transmissões.  Como no teatro, os locutores apresentam o espetáculo; os ouvintes aplaudem o artista.

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. monika disse:

    Muito bom

  2. Raymundo Aragão disse:

    Ouvir jogos de futebol pelo rádio ainda é uma emoção diferente! Belo texto.

  3. Marcela Martins disse:

    Belo texto, Gabriel! Nada melhor do que lermos para conhecermos ainda mais sobre essa paixão que mexe com nossos ânimos e agita toda uma sociedade! Parabéns!

  4. Estevam Moacyr disse:

    Gostei muito do artigo do meu neto Gabriel, fiquei muito emocionado. Parabéns, prossiga pois ficamos muito felizes. Vovô Moacyr.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s