O uso do Instagram pelas marcas

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Por Édila Maria

O Marketing Digital aposta continuamente nas mídias sociais. Myspace, Orkut, Twitter e Facebook foram bastante explorados pelas empresas a fim de atingir o público-alvo. Agora é a vez do Instagram, aplicativo disponível para smarthphones e que permite o uso de filtros em fotos tiradas pelos próprios aparelhos.

Fundado em outubro de 2010, disponível somente para os sistemas I.O.S. e Android, o Instagram possui atualmente 90 milhões de usuários ativos por mês, de acordo com a própria empresa. São publicadas 40 milhões de fotos todos os dias, e 8.500 opções “curtir” por segundo. Abaixo, veja o gráfico que representa o volume de buscas pelo termo “Instagram” desde 2010, segundo o Google Trends.

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O sucesso do Instagram deve-se à sua mobilidade. Os usuários o acessam rapidamente pelos smarthphones, e sua interface prática facilita a utilização do aplicativo e compartilhamento de imagens, que valem por mil palavras. Outro benefício é a personificação: as pessoas e/ou marcas têm liberdade para ajustar sua conta à maneira que lhes agradam. Sem falar que o aplicativo trabalha com a ideia de “faça você mesmo” porque com a aplicação de filtros e efeitos, o usuário tem a oportunidade de criar uma imagem personalizada.

Com o propósito de se posicionar e de engajar o público, as marcas criaram contas no Instagram como estratégia de Marketing Digital. É essencial observar qual é o negócio e o quê a empresa quer mostrar. Assim, as ações devem ser planejadas e podem mostrar:

  • Fotos com portfólio de produtos: 

    A Top Shop (http://instagram.com/topshop) apresenta imagens de acessórios, fotos e decoração.
    A Top Shop (http://instagram.com/topshop) apresenta imagens de acessórios, fotos e decoração.
  • Apresentar o ambiente de produção e os processos da empresa:
    Legenda: Montagem do palco principal do 55º Grammy (http://instagram.com/thegrammys)
    Legenda: Montagem do palco principal do 55º Grammy Awards (http://instagram.com/thegrammys)

     

  • Mostrar a cobertura de eventos:
    Cobertura feita pelo Correio Braziliense (http://instagram.com/cbfotografia) sobre a festa de Corpus Christi, na Esplanada.
    Cobertura feita pelo Correio Braziliense (http://instagram.com/cbfotografia) sobre a festa de Corpus Christi, na Esplanada.

     

  • Realizar ações de engajamento:
    Ação de engajamento da Tiffany & Co (http://instagram.com/tiffanyandco) em que os usuários postavam fotos de histórias de amor reais.
    Ação de engajamento da Tiffany & Co (http://instagram.com/tiffanyandco) em que os usuários postavam fotos de histórias de amor reais.

     

  • Ou simplesmente proporcionar alguma experiência, criar emoção:

    A @Starbucks (http://instagram.com/Starbucks) divulga fotos dos clientes em suas lojas para mostrar como é boa a experiência de tomar café.
    A @Starbucks (http://instagram.com/Starbucks) divulga fotos dos clientes em suas lojas para mostrar como é boa a experiência de tomar café.

Por fim, é importante fazer integração do Instagram com outras mídias como Facebook e Twitter, que geram ainda mais engajamento dos internautas. Também é importante mensurar a conta por meio de ferramentas como Statigram (http://statigr.am/), Simply Mensured (http://simplymeasured.com/) e SumAll (https://sumall.com/) para verificar a visibilidade, o alcance e a integração do seu perfil no aplicativo.

Recentemente, a Facto também criou uma conta no Instagram. Siga-nos e saiba todas as novidades da nossa empresa: @factoagencia (http://instagram.com/FactoAgencia)

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Observação: De acordo com a Exame, que as marcas possuem mais usuários são: Victoria’s Secret, MTV, Nike, Starbucks, EOnline e Forever 21.

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