Capital Intelectual: o mais novo benefício das organizações

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Por Mayara Destro

Mais do que trabalhar, as empresas de hoje empregam membros para pensar. Dar mais atenção aos colaboradores, seja por meio de suas competências, motivações, opiniões ou conhecimento, é a melhor maneira de adotar a chamada gestão do conhecimento nas organizações.

Com ela, as pessoas são motivadas a compartilhar informações e saberes com os demais membros da organização, inclusive seus chefes. Como resultado, o ambiente da empresa se torna mais produtivo e o convívio interpessoal melhora, além de todos terem a oportunidade de conhecer e aprender mais, o que acaba sendo refletido nos resultados. Dessa forma, tanto o desempenho organizacional como a parte financeira da organização melhoram.

É a partir disso que o capital intelectual passa a ser pensado como uma forma de destaque comercial. Conhecimentos tangíveis (aulas práticas e workshops) agora são ações de relevância dentro da empresa, assim como os intangíveis (palestras e aulas teóricas). Eles ajudam na disseminação do conhecimento com os demais participantes e podem ser executados em qualquer departamento. Para ajudar nessa ação, já existem ferramentas no meio digital que facilitam a troca de informações entre os membros.

Dentre elas, considerada uma das mais utilizadas hoje em dia é o Dropbox. Estima-se que ele possua mais de 100 milhões de usuários. É um armazenador de arquivos em nuvem, que permite compartilhar qualquer tipo de documento com outra pessoa. Eles ficarão acessíveis em qualquer lugar que tenha acesso a internet.

Depois de instalado, ele cria uma pasta no computador, onde é possível copiar e colar documentos compartilhados com outras pessoas que fazem uso da mesma conta. Se algum arquivo dentro das pastas é modificado, ele é rapidamente atualizado para os outros. O serviço tem 1 bilhão de arquivos armazenados por dia, de acordo com pesquisas da própria empresa.

O uso dessa e de outras ferramentas auxilia na gestão do conhecimento, mas ainda é necessária a intervenção humana para que os resultados sejam melhores. Criar um ambiente receptivo ao compartilhamento de informações é fundamental. Dessa forma, o progresso, o clima e a cultura organizacional melhoram, o que torna o ambiente mais próspero para bons resultados.

 

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