O que é gerenciamento de projetos?

em

gerenciamento de projetos

Por Carolina Saboia

De acordo com a metodologia do Instituto de Gerenciamento de Projetos (em inglês, Project Management Institute — PMI), um projeto pode ser definido como um esforço temporário empreendido para criar produto, serviço ou resultado único.

Os projetos surgem quando uma organização demanda ações que não podem ser executadas dentro de seus limites operacionais normais. Gerenciar projetos é aplicar conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. Uma boa gestão de projetos possibilita o crescimento da empresa, pois otimiza custos, tempo e recursos humanos. Saber fazer essa gestão é imprescindível na atualidade, devido a um mercado cada vez mais competitivo, e a clientes mais exigentes.

Esse gerenciamento tem extrema relevância tanto no setor público quanto no privado. Muitas inovações têm sido realizadas nessa área, com resultados bastante positivos. Alguns softwares pode ajudar nessa atividade, tais como: Clarizen, 2 5PM, Teamwork e Desway. Tradicionalmente, os projetos são compostos por cinco etapas: 1) Iniciação; 2) Planejamento; 3) Execução; 4) Monitoramento e controle; e 5) Encerramento. O gerenciamento deles tenta adquirir controle sobre três variáveis: tempo, custo e escopo. Este último consiste no resultado desejado.

Podemos sintetizar o ciclo de gerenciamento de projetos com o seguinte gráfico:

gráfico

Como se pôde ver acima, a comunicação é parte integrante do ciclo de gerenciamento de projetos. De acordo com estudo realizado por Diogo da Silva Dantas (2011), um gerente de projeto dedica 90% do seu tempo se comunicando.  Para o PMI, o “gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada” (2009).

O desenvolvimento do plano de comunicação do gerenciamento inclui aspectos como: administração da informação, expectativas dos clientes e dos funcionários, conteúdo, precisão e formas de transmitir a informação. Medidas importantes que auxiliam um melhor desempenho do gerenciamento de projetos.

Contudo, a comunicação também pode apresentar-se como um obstáculo a essa atividade, devido a eventuais influências negativas que possa exercer ao longo de todo o processo, como no caso de problemas interpessoais, intolerância a feedbacks, entre outros.  Portanto, todos os integrantes de um projeto, em especial seu gerente, devem estar atentos ao bom desempenho da comunicação dentro de sua equipe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s