Jornalismo + Entretenimento: essa mistura dá certo?

em

Por Marina Martins

Alguns termos como diversão e notícia, jornalismo e entretenimento e informação e ludicidade são, há algum tempo, representativos no campo da Comunicação. Diversos jornalistas e pesquisadores dividem opiniões sobre o assunto. Até que ponto a mistura entre notícias e entretenimento não vira sensacionalismo? Há de fato a união dessas vertentes? Como produzir algo verídico e ao mesmo tempo atraente ao espectador? O infotenimento, nome dado pela junção de informação e entretenimento, está cada vez mais presente nas mídias impressas, televisivas e radiofônicas.

Fábia Angélica Dejavite, autora do livro INFOtenimento – informação e entretenimento no jornalismo, diferencia a abordagem sensacionalista da dimensão lúdica. A ideia central não é a busca desordenada pelo lucro, mas sim que o entretenimento aliado à informação atenda a novas necessidades da sociedade. Com textos mais humanizados, ou seja, mais interativo, reformulações gráficas e imagens mais valorizadas. Segundo ela, essa união é moldada ao leitor moderno, o que torna a leitura mais leve e verídica ao mesmo tempo.

No entanto, há quem discorde, o diretor da Escola de Jornalismo da Universidade da Carolina do Norte, Richard Cole, afirmou que houve uma queda qualitativa em programas jornalísticos. De acordo com ele, o info-entretenimento levou os jovens a não apreciarem os verdadeiros noticiários. James Curran, professor do Departamento de Mídia e Comunicações do Goldsmiths College, em Londres, afirma que a mídia de entretenimento deve ser pensada como algo fora do jornalismo sério.

A linha tênue com o sensacionalismo, portanto, pode tornar perigoso este modelo. Se bem utilizado, agrega conceitos das mais diversas áreas em uma exposição crítica, mas nem por isso extremista. É imprescindível manter e não perder as características de um jornalismo que é verídico, qualquer que seja sua exposição midiática. A ética jornalística que busca a verdade pela comprovação dos fatos é à base do jornalista em qualquer vertente.

No Brasil, os programas que misturam informação e entretenimento existem em vários formatos. Alguns programas como o Hoje em Dia e o Balanço Geral, da Rede Record; e o Bem Estar e Globo Esporte, da Rede Globo fazem muito sucesso no horário de exibição e são famosos em todo o país. Alguns, no entanto, acabam por ter uma linha editorial sensacionalista. O Balanço Geral é um deles. Assista o vídeo abaixo e confira:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s