CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA NO JORNALISMO

em

Por Felipe Chaves

Proposto por Henry Jenkins, o termo Convergência Midiática se refere à tendência que os meios de comunicação possuem ao se adaptar à internet. Televisão, rádio e até jornais impressos produzem plataformas de interação com o público internauta.

Com a expansão da internet, os meios de comunicação clássicos passaram a perder audiência e assinaturas. O tempo passou a ser cada vez mais corrido por causa do trabalho e de estudos. Sendo assim, as pessoas não têm mais tempo hábil para ir a banca de revistas comprar jornais, ou até mesmo ligar a televisão para assistir programas jornalísticos.

celular

A convergência digital consiste na integração não linear das mídias; ou seja, o usuário não precisa mais de vários aparelhos para se comunicar e se entreter. Nos EUA, pesquisa mostra que as notícias online já ultrapassaram o jornal e o rádio. O consumo online chegou a 39%, seguido pelo rádio, 33% e o jornal impresso, com 22%. A televisão ainda continua em primeiro lugar, com 55%. Porém, os números mostram que a perda de influência do meio televisivo está cada vez maior.

Outro fator que caracteriza essa nova visão jornalística, o jornalismo online, ou também ciberjornalismo, é a maior participação do leitor. Por ser interativo e instantâneo, ele abre espaço para que o leitor entre em contato e informe algum fato que está ocorrendo próximo a ele. As mídias sociais abriu esse espaço. Desde 2010, o número de americanos que lê manchetes de notícias e uma mídia social pulou de 9% para 19%.

Referências:

http://marcelayres.com.br/blog/reflexoes-sobre-a-convergencia-midiatica-e-midias-sociais/

http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/10/01/consumo-de-noticias-online-ultrapassa-jornais-e-radio-nos-eua/

http://www.people-press.org/2012/09/27/in-changing-news-landscape-even-television-is-vulnerable/

http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=48&id=594

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s