O que é Marketing?

em

Por Édila Maria

A expressão marketing, além de pertencer à esfera de negócios, é muito utilizada na esfera social. É comum ouvir as pessoas comentarem “isso é apenas uma jogada de marketing” ou “é preciso fazer marketing”. Porém, muitas delas não sabem o verdadeiro conceito e aplicabilidade dessa expressão.

Primeiramente, para um melhor esclarecimento, marketing não é apenas:

1-Aparecer na mídia: Não se restringe a dar grande visibilidade a algum produto, serviço ou ideia nos diversos meios de comunicação. Isso é apenas uma estratégia.

2- Venda: A venda é instrumento usado pelo planejamento, criando um intermédio da relação produto e cliente, com o objetivo de incentivar a compra e receber um feedback direto.

3-Promoção: É comum o uso minimizado do conceito de marketing considerando apenas a propaganda e a publicidade. Esses dois componentes servem para promover uma ideia, produto e/ou serviço. Eles nem sempre são necessários e demandam muitos recursos financeiros.

4-Telemarketing: Algumas empresas limitam a comunicação com o cliente através apenas do telemarketing. As pessoas geralmente rejeitam a esse meio quando ele é insistente, e acabam por não comprar o produto oferecido.

5- Panfletagem: Em alguns casos esse método de publicidade pode dar certo, porém há organizações que ainda investem somente em panfletos. Assim, correm o risco de conseguir pouca divulgação e deixam de usar outros instrumentos que poderiam ser mais adequados ao produto ou serviço.

Segundo Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas na prática do marketing e consultor de grandes empresas, marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, serviços e bens para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Esse processo é benéfico para conhecer e atingir o público de uma empresa de forma direta e indireta.

No marketing, não é aplicável a ideia de enganar todos ao mesmo tempo, pois não há soluções fáceis, rápidas e de baixo custo. O planejamento deve ser simples, organizado e bem definido, respeitando os fundamentos do marketing: mercado, segmentação, necessidade do cliente, satisfação do cliente, produto, serviço e pesquisas.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. André Oliveira disse:

    Interessante. Costumo dizer que em muitas empresas, o Marketing se torna um departamento de publicidade e acaba por dar menos importância às suas funções estratégicas, ou seja, a desenvolver produtos e serviços de maneira que estejam em sintonia com a estratégia geral da companhia, incluindo identificação de mercados, precificação etc.

    É cada vez mais comum, infelizmente, ver planos de marketing que se estruturam apenas nas estratégias de comunicação e acabam falhando por relegar a um segundo plano questões como as citadas e que deveriam possuir a mesma relevância em seu escopo de trabalho.

    Abraços, André.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s