Identidade Visual na representação da marca

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Por Laís Sinicio

É comum o desconhecimento do que significa Identidade Visual e, mais ainda, de qual sua real importância. Trata-se de um dos meios utilizados para a afirmação da marca no mercado. Mas, o que exatamente é essa marca? É a responsável pela consolidação da empresa no comércio e serve como instrumento de identificação com os clientes. Através dela os valores e posicionamentos da instituição são transmitidos. Uma marca forte é importante, pois além de sinalizar qualidade e reconhecimento, representa fonte de atração para consumidores fidelizados e potenciais.

A Identidade Visual reúne todos os elementos gráficos e visuais de uma instituição. Por ser uma forma de transmitir a marca ao público, também deve representar os valores da empresa de forma coerente. Para o bom uso dessa identidade, é comum a criação de um guia contendo símbolo, tipografia,  tabela de cores, entre outros.

Como vocês podem ver abaixo, a marca da Facto, por exemplo, é constituída de símbolo, logotipo e legenda.

  1. Símbolo: é um sinal gráfico presente na marca e remete a diversos conceitos diferentes, convencionados para o público. Na Facto, o símbolo é a imagem de um elefante recortado sobre um quadrado de pontas arredondadas, que relaciona-se com o nome da empresa de forma bem humorada: assim como um fato é necessariamente verídico e inquestionável, a presença de um ser robusto como o elefante em qualquer local é igualmente incontestável.
  2. Logotipo e legenda: o logotipo é a parte escrita da marca que expressa o nome da instituição. Já a legenda é um texto complementar que pode ser suprimido quando necessário. No caso da Facto, é utilizada a fonte de serifa quadrada Officina Serif book (Spiekermann & Schafer, Linotype, 1998).

É importante perceber também que as cores não são escolhidas de forma aleatória, elas devem transmitir a essência da empresa. Nesse caso, a cor verde representa frescor e novidade, relacionando-se com os valores da Facto como Empresa Júnior e como agência de comunicação. Pela associação dos conceitos do símbolo e da cor utilizada, a marca deve transmitir jovialidade sem deixar de remeter à seriedade do trabalho desenvolvido.

Para que uma marca seja bem sucedida e emplaque no mercado é essencial uma identidade visual bem estruturada. Valores e conceitos devem ser representados visualmente com muita clareza e coerência para que possam representar bem a marca e agregar valor a ela e ficar marcada na cabeça dos consumidores.

Agora que você já sabe de marcas e logos, que tal fazer um Logo Quiz? Tente adivinhar o nome de empresas famosas olhando apenas parte da identidade visual! http://quizible.com/quiz/famous-logo-quiz/3748

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