O Informante e a relação Fonte – Jornalista

em

Por Juliana Perissê

A Fonte, no jornalismo, é uma pessoa fornecedora de informações, sendo ela envolvida, conhecedora ou testemunha de algum assunto ou acontecimento.O longa-metragem O Informante, dirigido por Michael Mann, aborda um escândalo verídico da saúde pública dos Estados Unidos. Durante o filme, é possível ver com clareza a relação entre fonte e jornalista.

No filme, Jeffrey Wigand, interpretado pelo ator Russell Crowe, descobre que a empresa Brown e Williamson, onde trabalhava, manipula cigarros intencionalmente para haver uma dependência química maior do tabaco. O jornalista Lowell Bergman, interpretado por Al Pacino, faz de Jeffrey sua fonte para conseguir informações sobre a tal empresa.

São três os critérios na avaliação das fontes: autoridade, produtividade e credibilidade. Wigand se encaixa em todos eles. Na função que exercia na empresa, ele tinha autoridade, pois ocupava uma posição de chefia; ele obtinha a informação necessária para a notícia, encaixando-se na produtividade; e, por ter trabalhado muitos anos na Brown e Williamson e ser um químico formado, a sua credibilidade como fonte era grande.

O trama do filme está em torno dessa decisão de Jeffrey Wigand em ser ou não o informante do jornalista. Por um lado, está sua ética individual e, por outro, o contrato de confidencialidade com a empresa de tabaco. No filme, são tratadas de questões como preservação da fonte jornalística, manipulação midiática, ética profissional e influência do sistema mercadológico contemporâneo.

Durante o longa, o jornalista Lowell Bergman faz uso de toda sua influência e habilidade para proteger sua fonte: Jeffrey Wigand. Isso exemplifica a boa conduta do jornalista, pois, segundo o autor Nelson Traquina, no livro Teorias do Jornalismo,“a relação entre fonte e jornalista é sagrada e manifesta na importância que a comunidade dá ao direito de sigilo profissional”.

Assista o trailer do filme:

Filme: O Informante
Direção: Michael Mann
Atores: Al Pacino , Russell Crowe, Christopher Plummer, Stephen Tobolowsky
Duração: 160 minutos
Gênero: Drama
Ano: 1999 (EUA)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s