Por trás das câmeras – The Newsroom

em

Por Carolina Castro

Reuniões de pauta, entrevistas, edição de imagens, conversas com correspondentes e a procura por fontes confiáveis fazem parte do cotidiano da redação de um telejornal. Esse dia-a-dia corrido pode ser observado no seriado The Newsroom, do canal de televisão HBO.

A série se passa na ficcional Atlantis Cable News e gira em torno do âncora Will McAvoy. Após escândalo em debate com outros jornalistas e a chegada da nova produtora executiva MacKenzie McHale, o personagem tem sua equipe e todo o formato de seu jornal renovados. Will tentará reconquistar a confiança dos funcionários de sua redação e para isso tem a ajuda de MacKenzie.

A cada episódio realidade e ficção se misturam. A primeira temporada se passa entre 2010 e 2011, e fatos reais desses anos chegam à redação. No seriado, cabe aos jornalistas decidir se aquele fato é relevante e qual a maneira que irão relatá-lo. No primeiro episódio, os jornalistas recebem o alerta de vazamento de petróleo no Golfo do México, que inicialmente parecia algo simples, mas se tornou um dos maiores desastres ambientais da história. A partir da chegada da notícia, o telespectador acompanha toda a correria da redação para que a matéria entre no noticiário daquele mesmo dia.

A primeira temporada tem dez episódios, cada um com aproximadamente uma hora de duração. Fatos como a morte de Osama Bin Laden, o tiroteio que feriu a congressista americana Gabrielle Giffords e as manifestações no Cairo contra Mubarak são tratados. A HBO já confirmou a segunda temporada, que deve estrear em Junho de 2013.

Escritor e criador de The Newsroom, Aaron Sorkin tem em seu currículo criações notáveis, como a série The West Wing, vencedora de prêmios Emmy, e o filme A Rede Social. Para criar este novo programa de maneira fiel à realidade, Sorkin visitou e observou a redação de vários telejornais dos Estados Unidos. Em janeiro de 2011, foi gravado o primeiro episódio da série e somente em setembro do mesmo ano a gravação foi retomada. O escritor mostra uma clara atração pelo mundo da televisão desde 1998, quando escreveu o seriado Sports Night.

No elenco estão nomes reconhecidos como Jeff Daniels (A rosa púrpura do Cairo, Velocidade Máxima, Debi & Lóide), Dev Patel (Quem quer ser um milionário?), Sam Waterston (Os gritos do silêncio, Lei & Ordem), Jane Fonda (Amargo Regresso, A Sogra) e Chris Messina (Julie & Julia, O melhor amigo da noiva).

O vídeo abaixo mostra um trecho de The Newsroom, desde o momento em que a notícia chega à redação até ela ser noticiada pelo âncora. Confira:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s