Mensuração nas mídias sociais

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Por Felipe Chaves

Segundo pesquisa feita pela Revista Exame, em abril de 2012, o Brasil é o quinto país mais conectado à internet. Ao todo, são cerca de 82,4 milhões de internautas – o que equivale a 45% da população. Desses, 86% estão conectados às mídias sociais, de acordo com análise do Portal AT2D feita em junho de 2012.

Com grande participação do público nas mídias sociais, as empresas começaram a perceber que esse novo meio é ótimo canal de comunicação com seu público. Ele permite não só a integração, mas entender as preferências e opinião do público em relação à empresa. O Guaraná Antártica e a Skol, por exemplo, já utilizam as mídias sociais para interação com o público e são as duas empresas que mais possuem curtidas no Brasil.

Entretanto, ter muitos seguidores ou curtidas nem sempre significa que sua marca passa boa imagem ao público. Para perceber e mensurar o quanto a marca realiza comunicação de maneira efetiva, existem diversos sites de mensuração tanto para o Facebook quanto para o Twitter.

O próprio Facebook possui gráficos de mensuração das páginas. Se ela tiver mais de 30 curtidas, o site informa a quantidade de pessoas que falam da empresa, quantas curtiram nas últimas semanas, qual o percentual de crescimento e qual a influência que a marca tem.

Já o Twitter possui sites específicos para mensuração de influência e engajamento, sendo os mais utilizados o TweetEffect e o Klout. O primeiro mede o efeito que os tuítes têm sobre seguidores e a relação destes com cada publicação no microblog. Com facilidade, esse site ajuda na elaboração de novos tuítes. Por outro lado, o Klout é ferramenta mais elaborada. Ele analisa a influência que a empresa possui nas mídias sociais, não apenas pela quantidade de seguidores, mas também com a interação que eles fazem.

Toda participação de uma empresa nas mídias sociais só é bem feita se o público participa ativamente. O importante é avaliar de que forma os usuários estão interagindo com as empresas e quais são as maneiras de melhorar ainda mais a integração o público.

Para maiores informações sobre a importância da mensuração nas mídias sociais e de que forma elas podem impactar as empresas envolvidas, acesse o vídeo abaixo:

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3 comentários Adicione o seu

  1. Fernanda Maria Pinto disse:

    Olá pessoal!

    Li essa matéria sobre mensuração e queria mais informações e fontes que eu pudesse pesquisar para colocar em meu Trabalho de Conclusão de Curso, pela Universidade de Taubaté, que é justamente sobre mídias e redes sociais.

    A fonte do Portal AT2D eu não encontrei na internet para olhar a pesquisa na página e a pesquisa realizada pela Exame eu também não encontrei. Como vocês encontraram essas pesquisas? Podem me enviar?

    Gostaria muito de utilizar essas fontes que vocês citaram no texto que está muito bom diga-se de passagem!!!

    Aguardo contato!!

    Fernanda

  2. ivanmello disse:

    Reblogged this on Criatividade e Inovação todo diae comentado:
    Como mensurar uma rede social… este post dá algumas dicas bem legais

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