O branding a favor das marcas

em

Basta dar uma volta pelos principais shoppings de Brasília para notar a presença impactante que as marcas possuem como força propulsora de consumo. São inúmeras marcas de roupas, calçados, eletrodomésticos, eletrônicos, entre outros, disponíveis e competindo entre si pela atenção de quem passeia nesses lugares. Mas, para tanto, é necessário um eficiente e sólido branding ou, como conhecido em português, gestão de marcas.

Para diferenciar-se, é preciso que as organizações trabalhem suas marcas e criem uma identidade própria. À medida que fortalecem a imagem institucional, elas possibilitam que seus futuros lançamentos sejam melhor aceitos, uma vez que a opinião acerca da empresa foi previamente trabalhada junto ao público-alvo e aos distribuidores.

Em sua essência, a função do branding é fazer com que marcas aconteçam e sejam valorizadas por um grande número de pessoas, em função do valor representado para o público. Afinal, a identificação marca-consumidor formada por essa gestão é o que cria e sustenta a atração e desejo por produtos. A administração de uma imagem também envolve análises acerca da escolha de seu nome, embalagem, posicionamento no mercado, preço, benefícios tangíveis e intangíveis juntamente com as experiências e serviços oferecidos ao consumi-la.

As empresas, normalmente, podem optar por duas estratégias básicas: a da marca única ou a de marcas múltiplas. O dito “guru do marketing”, Philip Kotler, fragmenta essas duas táticas em cinco tipos distintos: extensões de linha, extensões de marca, multimarcas, novas marcas e marcas combinadas.

Ainda, pode-se perceber que o branding sempre existiu no decorrer da história da humanidade. Basta olhar para religiões, nações, sentimentos de liberdade e adesão a causas. Por exemplo, uma bandeira que representa uma nação e tem um aglomerado de pessoas acreditando nela ou sendo representada por ela.

Para saber mais sobre marcas e branding, não deixe de assistir ao vídeo a seguir:

 

Por Luciana Amaral

Consultora de Marketing & Negócios

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. B. Rolim disse:

    O texto é simplesmente a explicação de uma coisa que convivemos todos os dias e não notamos, muito menos imaginamos, todo o trabalho, estratégia e dinheiro empregados em uma única marca. Iluminador!

  2. Gabriel disse:

    Ótimo artigo, branding nos dias de hoje é um desafio maior com a nova postura do consumidor e a infinidade de marcas certo? É difícil fazer uma boa gestão de marca sem parecer agressivo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s