O Marketing Editorial e a produção de conteúdo direcionado

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Já falamos em um post anterior sobre como o Marketing pode ser aplicado ao Jornalismo. Sabemos que o Marketing é um conjunto de ferramentas que visa estudar e entender às necessidades e desejos dos consumidores. A partir desse processo, espera-se que uma transação aconteça e que o consumidor-alvo reconheça valor nela.

Quando as ferramentas do Marketing são aplicadas à produção de conteúdo para os mais diversos veículos, temos em mão uma arma valiosa de criação de vantagem competitiva. É fácil perceber que os consumidores, hoje, procuram muito mais que um produto de boa eficiência. Experiência, identificação, valores agregados, estão entre os muitos exemplos do que o cliente tem buscado ao consumir determinada marca.

Dentre essas buscas, por que não citar informação e conteúdo? O Planejamento de Marketing Editorial pode auxiliar essas marcas a entregar aos seus consumidores mais do que apenas seu produto. E através dele, identificar o que mais o atrai e qual a melhor forma de atingi-lo.

Utilizando da ferramenta de segmentação, muitas marcas e mesmo veículos já produzem conteúdo de forma direcionada. São geradas publicações que focam em determinado segmento e estudam a fundo suas demandas, por meio do levantamento de informações sobre o público-alvo. Alguns dos aspectos estudados são: estilo de vida, valores, consumo de mídia e conteúdos de interesse. Isso tudo, para que se entregue um conteúdo atrativo e gere concentração de esforços.

Podemos citar exemplos de veículos consolidados como a Revista Veja, que se desmembrou em Veja Mulher, Veja Homem, Veja Criança. E, claro, de grandes marcas que possuem suas próprias publicações direcionadas ao cliente como as publicações Tam Nas Nuvens, Revista Oi e Microsoft Magazine.


  

 

 

 

 

 

Gerar experiências, entreter e informar estão entre as várias formas de manter um contato direto com o consumidor. Essas atividades podem ir muito além da produção de publicações impressas, programas online, filmes ou shows. Mas, no fim, tudo sempre partirá do princípio básico: estudar e buscar entender as necessidades daquele que queremos atingir.

Mirella Pessoa

Diretora de Marketing & Negócios

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