Por que fazer parte de uma empresa júnior?

em

Composta por universitários, empresas juniores (EJs) promovem formação estudantil de qualidade e incentivam autonomia e empreendedorismo de seus membros. Os próprios alunos administram a empresa, que possui regimento interno próprio e conta com orientação de professores. São os estudantes também que tomam diretamente as decisões institucionais, inserem-se em projetos e consultorias e se tornam líderes de equipes.

A EJs são organizações sem fins lucrativos, formadas unicamente por estudantes de graduações de ensino superior. Mesmo sem receber remuneração, o número de atuantes nas mais de 1.200 EJs brasileiras já soma cerca de 27.800 membros. O dinheiro dos projetos é investido na própria empresa e, por consequência, em seus participantes. Muitos cursos e capacitações são parcialmente ou mesmo totalmente pagos para os estudantes.

Fazer parte de uma EJ mostra o caráter empreendedor do estudante e possibilita colocar em prática teorias aprendidas em sala de aula sem precisar sair do ambiente acadêmico. O trabalho proporciona amadurecimento profissional, bem como conhecimento de situações diversas traduzidas em aprendizado. Aquele que busca na empresa júnior estratégias e análises, valoriza a instituição de ensino que a sedia, encontra inovação, alta qualidade dos trabalhos e membros que trocam experiências para se desenvolverem pessoal, profissional e academicamente.

O Movimento Empresa Júnior nasceu em Paris, em 1967, na L’Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris, com a empresa Junior Enterprise. A ideia, trazida por iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-França, chegou ao nosso país em 1988. No ano seguinte, as empresa juniores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) abriram as portas. Atualmente, a Universidade de Brasília (UnB) possui 20 empresas juniores distribuídas por diversos cursos como Psicologia, Administração e, a mais recente, Educação Física.

Reportagem veiculada no programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios da rede Globo, mostra as vantagens de uma empresa junior e demonstra, na prática, o serviço prestado pelos universitários:

Por Iasminny Thábata

Redatora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s