Monitoramento das Mídias no Planejamento da Comunicação

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Uma das etapas do planejamento de comunicação consiste na Mensuração dos Resultados, que possibilita mostrar à empresa os resultados da comunicação que ela estabeleceu com seus consumidores, público-alvo de campanhas, ou mesmo o próprio público interno da empresa – funcionários, colaboradores, stakeholders. Também permite identificar os pontos fortes e fracos dessa comunicação. Ela é importante, pois viabiliza o desenvolvimento de novas metas e estratégias para tornar ainda mais efetiva a comunicação a ser estabelecida com o receptor. Existem algumas ferramentas que nos permitem medir as mídias sociais e a partir da mensuração, colaboram para o estabelecimento de novas estratégias de comunicação.

A mensuração consiste na quantidade de acessos de um site, de cliques em um banner, ou mesmo da menção do nome de uma empresa ou produto no Twitter. Pode ainda analisar a origem do receptor (como ele chegou até aquela mídia), estabelecer sua frequência de acesso e traçar um perfil de navegação do mesmo. Porém, mais do que saber quantas pessoas uma campanha atingiu, a mensuração permite entender como a comunicação está sendo interpretada e qual sua repercussão na rede.

Eis algumas ferramentas que podem auxiliar na mensuração dos resultados em comunicação: 

 Simples e fácil de usar. Ao adicionar uma palavra-chave (nome da empresa, marca, produto, assunto), o Google Alerts envia periodicamente alertas de menções a essa palavra para o seu email. 

A partir da análise de aceitação dos Blogs, o Google Analytics permite criar estratégias para anúncios mais segmentados, escolhendo o perfil do visitate e seu local de origem e, ainda, o horário de maior acesso.

Ferramenta paga que permite monitorar os acontecimentos das principais mídias sociais utilizadas no Brasil como: Twitter, Orkut, Facebook, Flikr, blogs, entre outros. Possibilita a emissão de relatórios e até exportar informações para análises mais profundas.

 O Icerocket monitora Twitter, blogs, notícias e imagens, oferecendo uma nuvem de temas abordados ou uma listagem simples de menções. As buscas podem ser marcadas para consulta posterior.

São muitas as possibilidades de monitoramento de mídias disponíveis. Saber utilizá-las é atribuição importante do comunicador diante da interatividade garantida pela internet. As informações fornecidas pelas ferramentas são de fundamental importância na elaboração da estratégia que será utilizada na comunicação, bem como no conhecimento do público com o qual queremos comunicar.

Por Mirella Pessoa

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