O marketing no Jornalismo

em

No marketing, todas as ferramentas utilizadas estão voltadas ao estudo das necessidades e dos desejos dos consumidores, visando a sua satisfação. E por que não aplicar esses conceitos a um outro tipo de cliente, no caso, os leitores e receptores da informação?

O marketing editorial busca criar, manter e fortalecer o relacionamento com os públicos aos quais os veículos de comunicação se dirigem. Para isso é necessário saber com quem se está falando, quais as preferências desse público, que conteúdo produzir e qual linguagem utilizar.

O trabalho do marketing ediorial abrange desde a análise de cenários, pesquisa de mercado, diagnóstico de oportunidades e de ameaças até a análise da concorrência, assim como acontece em um plano de marketing convencional. O objetivo é garantir que o produto, no caso, o veículo, chegue no momento certo, com o conteúdo e forma condizentes ao público a ser alcançado.

O resultado desse trabalho gera o plano editorial do veículo de comunicação. Nesse documento estão descritas detalhadamente as características do público-alvo (quem pretendemos atingir) e as características do produto, que incluem que tipo de mídia será usada, qual a periodicidade, a tiragem e a circulação. Também são definidas a política editorial – quais notícias deverão ser privilegiadas e como se definem as pautas – e a linguagem, que deve estar de acordo com o público estabelecido.

Em suma, o planejamento editorial é uma ferramenta que fornece as diretrizes que irão compor um veículo de comunicação. Conhecer o seu público e buscar formas de atender sua demanda é essencial para a criação de um diferencial competitivo no mercado. Assim, as áreas de Marketing e Redação trabalham sempre em conjunto para que não sejam produzidas “notícias encaixotadas”, mas um conteúdo com qualidade e com relevância para que os objetivos de comunicação sejam alcançados.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s