O que é uma assessoria de comunicação?

em

A assessoria de comunicação é uma ferramenta de Comunicação Social que medeia o relacionamento entre uma pessoa ou organização e seus públicos de interesse. Dessa forma, visa, por meio do planejamento estratégico, orientar seus clientes a fim de melhor o desempenho, a lucratividade e a competitividade dos mesmos.
As atividades da assessoria são geralmente desempenhadas por um jornalista ou relações-públicas, profissionais com conhecimento e experiência em comunicação. Essa vivência permite ao assessor dominar métodos para aproximar os meios de comunicação da realidade das pessoas e das organizações e, assim, direcionar mais eficientemente seus esforços.

O estabelecimento de uma relação sólida e promissora entre assessoria e assessorado é fundamental para a realização de um bom trabalho e, por isso, é importante que haja confiança mútua. O assessorado deve ser sempre objetivo e sincero e não deve esconder informações do assessor. Sabendo a verdade, dificilmente o assessor monta uma estratégia falha.

Por meio desse serviço, o assessorado pode se legitimar perante os meios de comunicação, tornando-se fonte de informação respeitada e requisitada. Também é função da assessoria evidenciar o interesse público das atividades de seu cliente, motivando a cobertura desses eventos por parte da mídia.

Além disso, por intermédio de um profissional habilitado, o assessorado pode se capacitar a lidar com a imprensa, sabendo como se comportar nas mais diversas situações. Essa atividade permite também que o cliente antecipe situações de crise, realizando planejamento para evitá-las.

Por fim, contratar uma assessoria é vantajoso, pois inclui planejamento de ações e gestões de crise, dentre outros serviços. É também um serviço acessível para organizações de todos os portes e traz uma visão externa da empresa, permitindo compreensão mais completa dos problemas.

É válido destacar, ainda, que o assessor traz a experiência obtida de outras empresas, é imparcial na avaliação das situações e dedica sua atenção ostensivamente às tarefas mais importantes, identificando problemas, propondo soluções e impulsionando as mudanças com propriedade.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Fraga disse:

    Caros, não existe a conjugação “media”. O verbo mediar é irregular. A forma correta seria “medeia”.

    1. Facto disse:

      Wemerson,

      Agradecemos a sua correção.

      Atenciosamente,
      Equipe Facto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s