Por que trabalhar em uma Empresa Júnior?

em

Luanne Batista, membro fundadora da Facto, conta um pouco da experiência na Empresa Júnior. Formada em Jornalismo pela UnB, atualmente trabalha na ECCO Estudos e Consultoria de Comunicações.

Como foi a criação da Facto?
A Facto foi fundada, de fato, no primeiro semestre de 2009. Nesse momento, tivemos muito apoio tanto por parte do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT), quanto pelos professores, o que foi crucial. Eles estiveram presentes em diversas reuniões no período de construção da empresa, nas etapas de definir o que faríamos, de discutir o nome.

Qual o principal desafio nesse período?
Acredito que a principal questão foi a mobilização dos alunos. Tínhamos de mostrar que era um projeto a longo prazo. A proposta foi, desde o início, ser uma empresa cujo desafio era comunicar bem, antes de qualquer coisa.

Qual o diferencial de uma empresa ligada à universidade?
Além de pensar na sua formação profissional, é proporcionar também experiência para a universidade, para a instituição. Ao sairmos de uma EJ, temos de pensar no conhecimento que se vai agregar para os próximos membros.
A orientação dos professores também é importante, devido à experiência da universidade, de aprendizagem mesmo. Além disso, eles têm maior capacidade de saber como agir em relação a decisões profissionais.

O que se ganha ao participar de uma EJ?
Além do contato com o mercado, aprendemos a problematizar questões, por ainda estarmos no ambiente universitário. Trabalhar em Empresa Júnior instiga a habilidade de criar inovação, novas idéias, diferentemente da experiência em estágio, onde não há tanta liberdade para isso. Tem sempre uma mentalidade inovadora, inquieta, de procurar oportunidades de mercado.
Há muito ganho pessoal também no sentido de se pensar dentro da profissão, de ver o jornalismo de uma forma mais ampla e de ganho de responsabilidade, por termos de lidar com clientes, o que se reflete na vida acadêmica. É uma experiência de aprendizagem intensa, tanto profissional quanto pessoalmente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s